Notícias

Ferrous vai compensar impactos ambientais causados em Minas Gerais em outro estado

A mineradora Ferrous vai compensar os impactos ambientais gerados pela extração de minério de ferro na mina de Viga, em Congonhas, Minas Gerais, no Parque Nacional da Furna Feia, em Mossoró, no Rio Grande do Norte. Em fevereiro, a empresa assinou um Termo de Compromisso Ambiental (TCA) com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio), órgão ligado ao Ministério do Meio Ambiente, sobre a determinação do órgão ambiental.

De acordo com a legislação ambiental, a compensação deve acontecer, preferencialmente, na mesma microbacia em que ocorre a degradação. Em alguns casos, como quando há supressão de Mata Atlântica, essa compensação precisa ocorrer obrigatoriamente na mesma microbacia hidrográfica. O termo assinado entre o ICMbio e a Ferrous trata de “compensação pelos impactos negativos irreversíveis a cavidades naturais subterrâneas com grau de relevância alto ocasionados pelo empreendimento Mina Viga”. Na área, existem duas cavernas de alta relevância geológica.

Em nota, a Ferrous comentou o assunto: “Para que a compensação fosse realizada no estado, a companhia sugeriu a regularização fundiária do Parque Nacional da Serra do Cipó, em Minas Gerais. No entanto, o ICMBio, seguindo sua lista de prioridades, optou pela regularização fundiária do Parque Nacional da Furna Feia, em Mossoró (RN), que possui grande relevância em relação ao número de cavidades”.

Com informações do O Tempo