Array
Notícias

Amda promoverá blitz ambiental amanhã em comemoração ao Dia Mundial da Água

Array

Press Release

Belo Horizonte, 20 de março de 2014 – Amanhã (21), a Amda realizará uma blitz ambiental para comemorar o Dia Mundial da Água, celebrado anualmente no dia 22 de março. A ação acontecerá a partir das 9h30 em três pontos no entorno da praça da Liberdade, em Belo Horizonte.

A equipe da Amda distribuirá cerca de 1.000 sacolinhas para colocar lixo no carro e panfletos sobre o tráfico de animais silvestres. O objetivo é alertar os cidadãos sobre a importância da água e os riscos da poluição. A Fundação SOS Mata Atlântica divulgou nesta semana estudo sobre a qualidade da água de 96 rios, córregos e lagos de sete estados das regiões Sul e Sudeste do país. Segundo a pesquisa, 41% deles foram classificados como ruins e péssimos. Apenas 11% mostraram boa qualidade – todos localizados em áreas protegidas e que contam com matas ciliares preservadas.

De acordo com Mauro da Costa Val, engenheiro civil e Mestre em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, as empresas pagam sete milésimos de centavos para despejar três litros de esgoto sem tratamento nos rios. Segundo ele, 100% dos lençóis freáticos das áreas urbanas já estão poluídos. “Quem faz política ambiental em Minas Gerais são grupos econômicos. É impressionante a irresponsabilidade do governo em relação às águas”, lamentou, durante palestra realizada nesta semana (18) na Terça Ambiental da Amda – projeto apresenta, mensalmente, um convidado para falar sobre um assunto ambiental em voga.

“O Dia da Água deveria ser celebrado todos os dias, afinal o consumo é diário e cada cidadão pode dar sua contribuição tanto economizando esse recurso, quanto protegendo as florestas e evitando poluição dos rios e nascentes. Nosso objetivo é que a sociedade se engaje nessa campanha de preservação das águas”, disse Elizabete Lino, Assessora Institucional da Amda.

A blitz ambiental acontecerá na rua da Bahia, esquina com Gonçalves Dias; avenida João Pinheiro esquina com Gonçalves Dias, e rua Cristóvão Colombo, próximo à praça. A ação será realizada das 9h30 às 12h.

Para mais informações: (31) 3291 0661