Notícias

ONG lança petição para proteger serra da Mantiqueira

ONG lança petição para proteger serra da Mantiqueira
Araucárias na serra da Mantiqueira / Crédito: Tiajaju. F/ Mantiqueira Viva

O processo de tombamento de um corredor ecológico na serra da Mantiqueira está ameaçado. O governo de São Paulo está articulando para que o Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico da Secretaria Estadual de Cultura arquive o processo, iniciado em 2011. O pedido para tombamento da área foi feito pela organização Mantiqueira Viva, que lançou no início deste mês uma petição online para conseguir apoio da sociedade.

O corredor ecológico é uma área ainda preservada de 45 mil hectares que liga o Parque Nacional do Itatiaia ao Parque Estadual de Campos do Jordão. De acordo com a organização, a serra da Mantiqueira está degradada pela mineração, especulação imobiliária, uso insustentável da terra, queimadas, turismo predatório, erosão e sérios problemas com o lixo. As matas que restaram é que garantem grande parte da água que abastece a cidade do Rio de Janeiro e o Vale do Paraíba. “Destruir essas matas levará fatalmente a uma crise ainda maior de abastecimento”, pontua a organização no texto da petição.

“Este abaixo assinado tem o papel de fazer pressão e exigir do governo do estado uma ação responsável, capaz de valorizar a vida natural e cultural desse magnífico monumento de importância mundial”, aponta a entidade. Neste momento, a petição conta com 2.044 adeptos. A meta da organização Mantiqueira Viva é conseguir 100 mil assinaturas. Participe! Assine e compartilhe com seus amigos.

Estudo da International Union for Conservation of Nature (União Internacional para Conservação) classificou a serra da Mantiqueira como o 8º local de área protegida mais insubstituível do planeta. A pesquisa analisou 78 lugares, que englobam 137 áreas conservadas em 34 países. Juntas, essas regiões protegem a maioria das populações de 627 espécies de animais, incluindo 304 ameaçadas de extinção em todo o mundo.