Notícias

Paris estabelece rodízio de veículos para reduzir poluição

Paris estabelece rodízio de veículos para reduzir poluição
Torre Eiffel quase não era vista em função da poluição do ar em Paris na última sexta-feira

A partir de hoje (17), o trânsito de veículos em Paris e nos departamentos vizinhos de Seine-Saint-Denis, Hauts-de-Seine e Val-de-Marne será restringido. A França implantou um sistema de rodízio dos automóveis para reduzir a poluição. Há cinco dias, a França enfrenta a maior contaminação do ar na história do país. De acordo com a Agência Europeia do Ambiente, a cidade atingiu o pior nível de poluição desde 2007. No último final de semana, autoridades parisienses determinaram a gratuidade dos transportes coletivos.

O rodízio de carros permite apenas que veículos com placas pares ou ímpares circulem na cidade em função dos dias. “Este é um problema de saúde pública e agradecemos a todos que se enquadraram”, disse o ministro dos Transportes, Frederic Cuvillier. Segundo o ministro, as filas de trânsito haviam sido reduzidas em 60% nesta manhã. A prefeitura também se comprometeu a utilizar apenas os veículos oficiais estritamente necessários ou os que sejam movidos a energia elétrica.

Outras medidas como a restrição da velocidade em algumas ruas, da atividade industrial ou da fumaça das chaminés também foram adotadas em várias cidades francesas.

Na semana passada, a Agência Europeia do Ambiente registrou 147 microgramas de material particulado (PM) por metro cúbico de ar em Paris – em comparação com 114 em Bruxelas, 104 em Amsterdã, 81 em Berlim e 79,7 em Londres.

O último regime de restrições no país foi introduzido em 1997 para combater a poluição da fumaça causada por óleo diesel. A intervenção durou apenas um dia.