Paris estabelece rodízio de veículos para reduzir poluição
A partir de hoje (17), o trânsito de veículos em Paris e nos departamentos vizinhos de Seine-Saint-Denis, Hauts-de-Seine e Val-de-Marne será restringido. A França implantou um sistema de rodízio dos automóveis para reduzir a poluição. Há cinco dias, a França enfrenta a maior contaminação do ar na história do país. De acordo com a Agência Europeia do Ambiente, a cidade atingiu o pior nível de poluição desde 2007. No último final de semana, autoridades parisienses determinaram a gratuidade dos transportes coletivos.
O rodízio de carros permite apenas que veículos com placas pares ou ímpares circulem na cidade em função dos dias. “Este é um problema de saúde pública e agradecemos a todos que se enquadraram”, disse o ministro dos Transportes, Frederic Cuvillier. Segundo o ministro, as filas de trânsito haviam sido reduzidas em 60% nesta manhã. A prefeitura também se comprometeu a utilizar apenas os veículos oficiais estritamente necessários ou os que sejam movidos a energia elétrica.
Outras medidas como a restrição da velocidade em algumas ruas, da atividade industrial ou da fumaça das chaminés também foram adotadas em várias cidades francesas.
Na semana passada, a Agência Europeia do Ambiente registrou 147 microgramas de material particulado (PM) por metro cúbico de ar em Paris – em comparação com 114 em Bruxelas, 104 em Amsterdã, 81 em Berlim e 79,7 em Londres.
O último regime de restrições no país foi introduzido em 1997 para combater a poluição da fumaça causada por óleo diesel. A intervenção durou apenas um dia.