Água é o tema da primeira Terça Ambiental deste ano
A quarta temporada da Terça Ambiental será inaugurada com um tema de extrema relevância: água. O primeiro convidado de 2014 é Mauro da Costa Val, engenheiro civil e Mestre em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos. O evento acontecerá no próximo dia 18 de março, às 19h, no Centro de Belo Horizonte.
O tema foi escolhido diante da importância do recurso natural e em função do Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março. Mauro abordará itens como a importância da preservação das águas, a situação de proteção dela em Minas Gerais e dicas de economia.
Análise recente da água de 20 capitais brasileiras apontou altos índices de contaminantes emergentes, substâncias “não legisladas”, presentes na água utilizada para consumo. Entre os contaminantes foram encontrados fármacos, produtos de higiene pessoal, hormônios naturais e sintéticos, agentes antichamas, protetores solares, nanomateriais e pesticidas. O coordenador da pesquisa, Wilson Jardim, professor do Instituto de Química da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), explica que existem mais de mil substâncias que se encaixam nessa categoria e que, “nas últimas décadas, por uma série de fatores, como padrão de consumo, falta de saneamento e adensamento populacional, entre outros, aumentaram sua concentração no ambiente e podem fazer com que a exposição humana a elas seja preocupante”.
Para Jardim, os dados da pesquisa revelam que grande parte dos mananciais brasileiros está “criticamente impactada com o lançamento de esgoto sanitário”.
A primeira Terça Ambiental deste ano será realizada no dia 18 de março, às 19h, no auditório do Senac, localizado na rua Guajajaras, 40 – 16º andar, Centro de Belo Horizonte.
Garanta já a sua inscrição! As vagas são limitadas.
Ao final da palestra, o público terá espaço para fazer perguntas ou comentários. Haverá ainda sorteio de brindes institucionais. A Amda disponibiliza certificado de participação no evento. É necessário solicitar o documento, após realização da Terça Ambiental, pelo e-mail eventos@amda.org.br.
Entrevista relacionada: