Amda pede agilidade no processo para ampliação do Parque Veredas do Peruaçu
Nesta terça-feira (25), a Amda enviou ofício ao governador de Minas Gerais, Antonio Augusto Anastasia, retificando o pedido pela ampliação do Parque Estadual Veredas do Peruaçu, considerado um dos maiores redutos de biodiversidade do estado. Junto ao documento, a organização enviou uma lista com 1.600 assinaturas obtidas por uma petição online da Amda.
No ofício, a organização ressaltou que a ampliação do parque é fundamental e urgente para sua proteção. Plantios de eucalipto, soja, cana-de-açúcar e pastos aproximam-se cada vez mais da unidade de conservação, provocando alterações drásticas nos ambientes naturais de seu entorno, ameaçando transformar o parque em uma ilha – que não se sustentaria, pois sua área não é suficiente – e causando impactos diretos no rio Peruaçu em função da destruição de suas nascentes e perfuração indiscriminada de poços artesianos.
O projeto técnico para ampliação do Peruaçu, elaborado pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), está pronto. As audiências públicas já foram realizadas e a ampliação conta com apoio de prefeituras e lideranças locais. O último obstáculo é a burocracia governamental.
No início de abril, Anastasia passará o cargo a seu vice e essa mudança de governo pode emperrar o processo de ampliação do parque. Diante disso, a Amda solicitou que o governador cobre agilidade da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e do IEF para que o projeto seja aprovado antes de sua saída do governo.
A campanha continua a todo vapor. No momento, 1.725 pessoas assinaram a petição. E você? Junte-se a nós! Assine agora e compartilhe com seus contatos!