Notícias

Maritaca presa em linha de pipa agoniza por três dias e morre em Belo Horizonte

Maritaca presa em linha de pipa agoniza por três dias e morre em Belo Horizonte
Maritaca ficou presa em linha de pipa no alto de árvore por três dias

Press Release

Belo Horizonte, 19 de fevereiro de 2014 – Após agonizar durante três dias presa pelas pernas em uma linha de pipa no alto de uma árvore no bairro Glória, em Belo Horizonte, uma maritaca morreu ontem (18) à tarde sem receber socorro. De acordo com o Sgto. Carlos, do Corpo de Bombeiros, a denúncia da situação da ave foi recebida pela instituição, que não pode atendê-la pela ausência de viatura.

O fato foi insistentemente denunciado por moradores, órgãos de imprensa e pela Amda. A organização entrou em contato com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e a Polícia Militar de Meio Ambiente e ambos informaram que não têm estrutura para este tipo de operação. O Instituto Estadual de Florestas (IEF) e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) aparentemente não sabiam do fato e, quando foram informados pela Amda, já era tarde demais.

A morte da ave causou revolta, não apenas pelo seu sofrimento, mas por ser amostra do despreparo do poder público para proteger a fauna silvestre. Em 2013, o governo do estado assinou convênio com o Ibama para assumir sua gestão.

A Amda agora quer saber se o Corpo de Bombeiros avisou os órgãos ambientais, o que, no entendimento da entidade, deveria ser procedimento padrão. A organização também enviou ofício ao comandante da instituição e aguarda retorno.

Para mais informações: (31) 3291 0661