Amda lança campanha pela ampliação do Parque Estadual Veredas do Peruaçu
A Amda lançou, hoje (10), uma petição online para ampliar o Parque Estadual Veredas do Peruaçu, um dos maiores redutos da biodiversidade de Minas Gerais. Na campanha, a organização solicita que o governador do estado, Antonio Augusto Anastasia, autorize a adoção de 100 mil hectares à unidade de conservação como um de seus últimos atos no governo – ele deixará o cargo em abril. Para os ambientalistas, este seria um grande presente para Minas e para o Brasil.
Há mais de oito anos as entidades ambientalistas mineiras insistem com o governo para ampliação do Peruaçu. Atualmente, o parque possui cerca de 31.000 hectares (ha). Com a aprovação do projeto, a área passará para aproximadamente 130.000 ha, tornando-se a maior unidade de conservação em Minas, garantindo a sobrevivência de animais e veredas. O local também passará a ter importância ainda maior para proteger o Parque Nacional Cavernas do Peruaçu.
O projeto técnico de ampliação, elaborado pelo Instituto Estadual de Florestas, está pronto e a área de ampliação conta com baixíssimo índice de ocupação humana, abarcando quase que somente grandes propriedades, muitas com titularidade de terras duvidosa. As audiências públicas já foram realizadas e a ampliação conta com apoio de prefeituras e lideranças locais.
O último obstáculo a ser ultrapassado é a burocracia governamental. No início de abril, Anastasia passará o cargo a seu vice. Essa mudança de governo pode emperrar o processo de ampliação, mas, se houver manifestação da sociedade, há grandes chances disso acontecer antes da saída do governador, que já afirmou que apoia integralmente a ampliação.
Contamos com seu apoio para ampliação do parque Veredas do Peruaçu. Assine agora a petição e compartilhe com seus contatos!
Peruaçu
O parque Veredas do Peruaçu está localizado nos municípios de Januária e Cônego Marinho. A Unidade de Conservação de Proteção Integral é famosa pelas grandes veredas que protege, como a Vereda do Peruaçu, que chega a cerca de 40 quilômetros de extensão. Criado em 1994, o parque abriga ainda um complexo de lagoas – do Jatobá, dos Patos, do Meio, Junco, Carrasco e do Jacaré – em um conjunto paisagístico bastante particular. Em sua área de abrangência, foram catalogadas mais de 250 espécies de aves, além de animais raros como a onça pintada, bandos de queixada, araras azuis e vermelhas, sucuris e o cachorro-do-mato-vinagre.
As veredas do parque e outras que existem na UC são nascentes do rio Peruaçu, último afluente mineiro à esquerda do Velho Chico. O Peruaçu nasce no parque e atravessa o complexo de cavernas do Parque Nacional Cavernas do Peruaçu e sua proteção é imprescindível à integridade do mesmo. Pastos, cana-de-açúcar, plantios de eucalipto e incêndios são as maiores ameaças à área.