Ford desenvolve carro movido a energia solar
A Ford testará neste ano o C-Max Solar Energi Concept, veículo experimental movido a energia solar. Equipado com um painel fotovoltaico de um metro e meio de extensão instalado no teto, o modelo tem autonomia de cerca de 34 quilômetros e pode ser abastecido com combustíveis convencionais quando a bateria movida com os raios de sol acaba.
Segundo a Ford, os painéis fotovoltaicos do automóvel geram energia a uma bateria e demoram cerca de sete horas para serem abastecidos completamente, garantindo o uso da energia renovável como combustível. Durante o período de recarga, o C-Max Solar Energi deve ficar estacionado num local que receba luminosidade, mesmo que o dia esteja nublado. Para aproveitar ao máximo a iluminação natural, os painéis podem mudar seu ângulo automaticamente.
O veículo é construído pela indústria automobilística norte-americana em parceria com o Instituto de Tecnologia da Geórgia (EUA) e a empresa Sunpower, especializada em aplicações de energia fotovoltaica.
O primeiro exemplar do C-Max Solar Energi Concept será apresentado em Las Vegas, durante o evento Consumer Electronics Show, nesta semana.