Notícias

Mais de 280 mil mudas de espécies nativas da Mata Atlântica serão doadas em 2014

Proprietários de terras interessados em recuperar áreas degradadas têm até hoje (13) para inscrever seu projeto de conservação no edital complementar do programa Clickarvore, realizado pela Fundação SOS Mata Atlântica em parceria com o Grupo Abril. Serão investidos mais de 564 mil reais para a doação de 282.430 mudas de espécies nativas da Mata Atlântica em 2014. Somadas às outras 317.570 mudas em processo de entrega, o programa chegará à marca de 600 mil mudas doadas pelo seu V Edital, patrocinado pelo Bradesco Cartões.

Os projetos selecionados receberão gratuitamente mudas para recuperação de áreas degradadas de suas propriedades. Podem participar proprietários rurais, pessoas físicas ou jurídicas, associações, Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) e ONGs das regiões Sudoeste e Leste de Mato Grosso do Sul, Norte do Paraná, Espírito Santo, Santa Catarina e São Paulo. As áreas a serem restauradas devem atender aos seguintes requisitos: estar localizada na abrangência do bioma Mata Atlântica e ter entre 1,5 hectares e 30 hectares. A lista dos municípios participantes está disponível no site do programa.

Após aprovação das propostas, a equipe de restauração florestal da SOS Mata Atlântica realizará vistorias periódicas para verificar como estão sendo conduzidos os projetos contemplados. Depois de três anos do plantio, se for constatado que a restauração alcançou os resultados esperados (com uma fisionomia de floresta e uma dinâmica natural para a área), o proprietário rural poderá receber incentivos econômicos. O objetivo é que o proprietário direcione o recurso para melhorias na sua propriedade, comprovando que é possível aliar a conservação e restauração florestal com a adequação ambiental das áreas rurais.

O Clickarvore conta com a participação de uma ampla rede de parceiros, tais como viveiros de mudas, ONGs, academia, empresas patrocinadoras e, principalmente, internautas e proprietários de terras do bioma Mata Atlântica.

Caso sua propriedade não atenda aos requisitos do edital do Clickarvore, procure o Pacto pela Restauração da Mata Atlântica e veja se há algum programa que possa contemplar o seu projeto.

Com informações da SOS Mata Atlântica