Página inicialBlogJapão anuncia diminuição na meta de redução das emissões dos gases do efeito estufa
Notícias
Japão anuncia diminuição na meta de redução das emissões dos gases do efeito estufa
O Japão anunciou que vai cortar drasticamente sua meta de redução de emissões de gases causadores do efeito estufa. União Europeia e pequenos Estados insulares lamentaram a decisão.
De acordo com o porta-voz do governo, Yoshihide Suga, “o Japão havia prometido reduzir suas emissões de gás que provoca o efeito estufa em 25%, entre 1990 e 2020, mas isso não tinha fundamento. Decidimos abandonar esse objetivo e apontar para uma redução de 3,8% entre 2005 e 2020”. Isso equivale a um aumento de 3% em relação ao nível de 1990, segundo cálculos da imprensa japonesa.
A União Europeia emitiu um comunicado em Varsóvia, onde está sendo realizada a conferência das Nações Unidas sobre o clima, pedindo ao Japão para levar em conta as consequências de tal decisão. A Aliança de Pequenos Estados Insulares (Aosis), que reúne as nações mais vulneráveis diante da elevação do nível dos oceanos, acusou o Japão de voltar atrás em suas promessas feitas na Cúpula de Copenhague, em 2009.
Apesar de compreender as dificuldades que o Japão enfrenta após o terremoto e o tsunami de março de 2011 e suas repercussões no setor nuclear, os europeus esperam que “todos os países cumpram seus compromissos de redução e que os países desenvolvidos, em particular, continuem mostrando a liderança no assunto”.