Notícias

Alimentos apresentam níveis de agrotóxicos acima do permitido

Alimentos apresentam níveis de agrotóxicos acima do permitido
Pesquisa aponta que 59% das amostras de morango monitoradas no ano passado estavam com excesso de agrotóxico ou contaminado com substâncias proibidas / Crédito: DigaoSPBR/Flickrs

Os resultados do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (Para) apontam que, em 2011, 36% das amostras de alimentos e 29% no ano passado apresentaram níveis de agrotóxicos acima do permitido ou o uso de substâncias proibidas para o cultivo daquele alimento. O programa avalia os níveis de resíduos de agrotóxicos nos alimentos que chegam à mesa do consumidor. Os dados foram divulgados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Ao todo, foram avaliadas 3.293 amostras de 13 produtos nos dois anos. Em 2011 foram analisados amostras de alface, arroz, cenoura, feijão, mamão, pepino, pimentão, tomate e uva e em 2012 as amostras foram de abacaxi, arroz, cenoura, laranja, maça, morango e pepino. A escolha dos alimentos baseou-se nos dados de consumo obtidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Das 1.665 amostras dos sete alimentos monitorados em 2012 foram detectados altos índices de contaminação por inseticidas ou substâncias não permitidas em 59% das amostras de morango, 42% dos pepinos, 41% dos abacaxis e 33% das cenouras.

Cerca de 30% das amostras insatisfatórias se referem a agrotóxicos que estão sendo reavaliados pela Anvisa. Foi também registrada a presença de, pelo menos, dois agrotóxicos que nunca foram registrados no Brasil: o azaconazol e o tebufempirade, descobertas na uva. Para a Anvisa, isso sugere que os produtos podem ter entrado no Brasil por contrabando.

O Programa Para é desenvolvido em conjunto com as vigilâncias sanitárias dos estados e municípios participantes e estes realizam os procedimentos de coleta dos alimentos nos supermercados e de envio aos laboratórios para análise.