Notícias

BH terá fiscalização para sujões, bota-foras e camelôs a partir de amanhã

A partir de amanhã (01/11), as principais ruas e avenidas das nove regiões de Belo Horizonte serão alvo de fiscalizações referentes a faixas, cartazes, lixo fora do horário, bota-fora, obstáculos na calçada, panfletos e camelôs. O projeto Fiscaliza BH da prefeitura envolve cinco equipes, com sete agentes cada, que vão combater irregularidades relacionadas a posturas urbanas, limpeza pública, obras e controle ambiental na cidade.

As equipes serão compostas, cada uma, por um gerente de fiscalização, um fiscal integrado, dois guardas municipais, dois agentes de campo e um motorista. Dos 35 servidores envolvidos no programa, 20 são da área de fiscalização.

Segundo reportagem do jornal Estado de Minas, os grupos terão suporte logístico da PBH para apreensões de mercadorias e faixas. Também haverá apoio em situações que envolvem o trabalho dos setores de limpeza urbana como, por exemplo, recolhimento de resíduos descartados de forma clandestina e sem identificação do infrator. Quando for necessário, multas serão aplicadas aos infratores já na primeira abordagem. Os valores das punições variam entre R$ 135 e R$ 4 mil, este último no caso de flagrante de deposição de entulho e bota-fora, por exemplo. As ações vão ocorrer de acordo com as infrações encontradas nas ruas, com base em denúncias ou segundo o planejamento da fiscalização.

De acordo com o secretário municipal adjunto de Fiscalização, Alexandre Salles Cordeiro, a força-tarefa tem finalidade preventiva, mas está relacionada também ao atual período, considerando a chegada da estação chuvosa e a aproximação do Natal, quando mais pessoas circulam pelas ruas. Por se tratar de um plano piloto, Cordeiro explica que o projeto será revisto sempre que necessário e, posteriormente, será aplicado em outras vias. “Pretendemos, com essa nova frente, contribuir para uma cidade com mais mobilidade, sem poluição visual e mais limpa. Enfim, com melhor qualidade de vida”, disse.

A escolha dos 72 corredores foi feita pelas administrações regionais. Os grupos vão atuar entre 8h e 18h, de segunda a sexta-feira.