Rio São Francisco é um dos cursos d’água mais poluídos de Minas Gerais

O rio São Francisco foi apontado como um dos cursos d’água mais poluídos de Minas Gerais. A classificação é do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), que avaliou a qualidade das águas superficiais. As medições foram realizadas em trechos do curso d’água opostos às nascentes, próximos às cidades de São Francisco, Três Marias e Manga, no Norte do estado.
Segundo o estudo, as águas do Velho Chico registram uma densidade de cianobactérias acima de 100 mil células por mililitro. Isso significa que os trechos avaliados são impróprios para banho, considerando a possibilidade de o banhista engolir água.
Embora os números sejam alarmantes, os responsáveis pela gestão dos índices de qualidade das águas no estado acreditam que o relatório pode ser visto com otimismo, embora reconheçam que ainda há muito por ser feito, conforme divulgado pelo jornal O Tempo.
Em audiência pública realizada em agosto deste ano, a Comissão Extraordinária das Águas da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) ressaltou que, antes de falar em transposição, é importante promover a revitalização urgente do São Francisco. Como os níveis de poluição estão elevados, a população que vive às margens do rio fica impedida de fazer uso da água.
Com informações do O Tempo