Notícias

Amda participará amanhã da inauguração de papa pilhas em penitenciária de São Joaquim de Bicas

Amanhã (08), a Amda participará da inauguração do papa pilhas da Penitenciária Professor Jason Soares Albergaria (PPJSA), localizada em São Joaquim de Bicas, Minas Gerais. Elizabete Lino, Relações Institucionais da Amda, fará uma palestra durante o evento focada nas ações da entidade e questões relacionadas ao meio ambiente, como reciclagem, incêndios florestais e tráfico de animais.

De acordo com a agente de segurança da penitenciária, Ana Maria Mendes, que está na unidade há quatro anos, cada cela pode ter uma televisão e um rádio a pilhas. Daí a preocupação com a destinação correta dos materiais que, até então, não eram descartados separadamente. “Levei a ideia para a diretoria e eles aprovaram a implementação dos papa pilhas. É importante que a penitenciária tenha essa preocupação para criar uma cultura entre os sentenciados”, disse.

Na unidade, existem projetos voltados para a educação, artesanato e uma horta. Segundo Ana, vários presos trabalham na horta com o intuito apenas de reduzir sua pena – a cada três dias de trabalho, um é reduzido na sentença. “Quero que eles vão para a horta com o objetivo de aprender e levar esse conhecimento quando saírem daqui”, comentou. A agente pretende realizar, todos os anos, um evento para capacitar os presos a trabalharem na horta.

Vinte e cinco presos participarão do evento amanhã (08). Na quarta-feira (09), haverá uma oficina de papel reciclado e, futuramente, Ana planeja levar para a penitenciária uma oficina agroecológica.