Notícias

ONGs contestam uso de estudo norte-americano pela bancada ruralista

Onze entidades ambientalistas brasileiras divulgaram nesta quarta-feira (23) nota pública em que criticam o uso, pela bancada ruralista, de um documento elaborado por organizações de agricultores norte-americanos. O objetivo dos deputados é pressionar pelas alterações no Código Florestal propostas no relatório do relator da Comissão Especial, Aldo Rebelo (PCdoB-SP).

O estudo cita a possibilidade de que grandes poluidores norte-americanos "compensem" as emissões de gases do efeito estufa financiando a proteção de florestas em países tropicais. Para os deputados ruralistas, essa proposta justificaria o argumento de que a preservação de florestas é uma bandeira defendida por países que não querem a expansão das áreas de agricultura, e consequente desenvolvimento econômico do Brasil.

Entre outros questionamentos, as ONGs citam a quantidade de terras de elevado potencial agrícola hoje ocupadas por pecuária de baixa produtividade, que poderiam ser rapidamente convertidas em áreas de expansão agrícola.

A nota na íntegra está disponível aqui.