Array
Notícias

Governo divulga decreto para criação de UCs em Matozinhos

Array

O Governo de Minas Gerais autorizou, através dos decretos 45.391 e 45.392, a criação do Monumento Natural Estadual Experiência da Jaguará e do Monumento Natural Estadual Vargem da Pedra, respectivamente. As áreas são parte do município de Matozinhos e passam a integrar o Sistema de Áreas Protegidas do Vetor Norte (SAP Vetor Norte) da Região Metropolitana de Belo Horizonte. As Unidades de Conservação são as primeiras das 15 previstas para o SAP, a serem oficialmente criadas.

O decreto 45.391 declara como objetivos do Monumento Natural Estadual Experiência da Jaguará a preservação do patrimônio espeleológico existente no entorno e das nascentes e ressurgências do córrego da Jaguara, a conectividade biológica e hidrológica existente entre o maciço da Jaguará e o córrego da Jaguará e a conformação de um corredor ecológico entre o Monumento Natural Experiência da Jaguara, o Rio das Velhas e a Reserva da Vida Silvestre Cauaia.

O decreto 45.392, referente ao Monumento Natural Estadual Vargem da Pedra, estabelece como fundamental a manutenção do conjunto do patrimônio natural formado pela dolina, abrigo, caverna e sua paisagem associada, além dos vestígios arqueológicos presentes nos sítios, estudados na forma de pinturas rupestres, que apresentam temas das Tradições Planalto e Ballet, de grande importância estilística e estética.

Ficará a cargo do Instituto Estadual de Florestas (IEF) implantar e administrar ambas UCs.