Array
Notícias

Comissão de Meio Ambiente vai a Alfenas debater poluição no lago de Furnas

Array

A poluição e a degradação do reservatório da Usina Hidrelétrica de Furnas serão temas de audiência da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, a se realizar nesta terça-feira, 8 de junho, às 9 horas, na Câmara Municipal de Alfenas.

A reunião foi requerida pelo presidente da comissão, deputado Fábio Avelar (PSC), atendendo solicitação do presidente da Associação dos Usuários do Lago de Furnas (Asul), Eduardo Engel. A entidade está preocupada com a grande quantidade de plantas aquáticas no lago de Furnas, sua origem e sua rápida expansão nos últimos cinco anos.

De acordo com a Associação, os prejuízos para a região englobam a obstrução do acesso ao lago, causando transtornos para pescadores e turistas, a dificuldade para a circulação de embarcações, principalmente à noite, e problemas no abastecimento de água das cidades do entorno do lago. Outros temores da comunidade são de doenças de veiculação hídrica e da presença de materiais como nitrogênio e fósforo nos esgotos domésticos, lançados sem tratamento no lago.

Estão convidados a participar da audiência o prefeito de Alfenas, Luiz Antônio da Silva; o secretário de Estado de Meio Ambiente, José Carlos Carvalho; o coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Defesa do Meio Ambiente, Patrimônio Cultural, Urbanismo e Habitação (Caoma), promotor Luciano Luz Badini Martins; o secretário do Conselho Municipal de Conservação e Defesa do Meio Ambiente de Alfenas, José Leoni Bellini; o coordenador de Extensão da Unifenas e membro da Câmara Técnica de Turismo do Lago de Furnas, Rogério Ramos do Prado; os presidentes das Associações dos Municípios do Lago de Furnas (Alago), Nelson Alves Lara, e dos Usuários do Lago de Furnas (Asul), Eduardo Engel; e o presidente da Colônia de Pesquisadores da Zona 4 de Alfenas, Celso Fernandes.