Página inicialBlogAvaaz promove campanha para assinatura de petição contra mudanças no Código Florestal
Notícias
Avaaz promove campanha para assinatura de petição contra mudanças no Código Florestal
Endossando a luta da Amda, do Greenpeace e de outras entidades contra as alterações no Código Florestal Brasileiro, chegou a vez da Avaaz se manifestar. A comunidade online também está promovendo campanha virtual para assinatura de petição dizendo não às mudanças no Código Florestal.
A organização, que conta com mais de 5 milhões de membros e atua através da Internet, já havia realizado ação semelhante para aprovação do projeto de lei Ficha Limpa.
Recentemente, a Avaaz iniciou uma pesquisa de opinião entre os brasileiros, com objetivo de determinar o que a população espera em termos de políticas públicas no país e no mundo. O Código Florestal estava entre as questões propostas.
A petição é uma tentativa de angariar votos de deputados indecisos, através de mobilização popular massiva. Os deputados ruralistas querem votar o projeto ainda em junho.
Estava prevista para dia 1º de junho – ironicamente, início da Semana Mundial do Meio Ambiente – a apresentação do relatório da Comissão Especial da Câmara dos Deputados para a reforma do Código Florestal, produzido por um pequeno grupo de deputados federais, e apoiado pela bancada ruralista no Congresso Nacional. Entretanto, a assessoria do relator da Comissão, deputado Aldo Rebelo (PC do B / SP) informou na semana passada que o relatório deve ser apresentado até o dia 10 de junho.
As propostas incluem a redução da Reserva Legal na Amazônia e das Áreas de Preservação Permanente (margens de rios e lagoas, encostas e topos de morro), a anistia aos crimes ambientais – desobrigando o reflorestamento da área – e a transferência da legislação ambiental, atualmente responsabilidade federal, para os estados.
A Avaaz pretende, com a campanha, conseguir 80.000 assinaturas. Até o momento, mais de 70.000 mil pessoas já assinaram. A petição está disponível no site da Avaaz.