Presidente da Câmara desmente deputado ruralista
O deputado Michel Temer (PMDB-SP), presidente da Câmara dos Deputados, desmentiu a afirmação do deputado da bancada ruralista, Valdir Colatto (PMDB-SC), de que ele havia assegurado a votação de uma nova proposta de Código Florestal para o mês de junho no Plenário da Casa.
Temer negou a afirmação no final da tarde dessa terça-feira, 26, após questionamento, em Plenário, do líder do Partido Verde, deputado Edson Duarte (BA). O presidente confirmou que foi procurado pelos parlamentares ruralistas, mas disse que “a informação do deputado Colatto é equivocada”, e afirmou que “se fosse o caso traria para o colégio de líderes. Questões dessa natureza submeto às lideranças. Não prometi pautá-la ditatorialmente”.
Edson Duarte se disse surpreendido com a notícia. “O momento que estamos vivendo no Brasil e no mundo exige desta Casa um tratamento diferenciado para este tema. Não é mais possível que a razão deste código seja apenas para atender aos interesses de pequenos segmentos, que não correspondem ao todo e que está sendo fruto de uma discussão secreta, sem compartilhar com a sociedade”, protestou.
O deputado Valdir Colatto é autor de uma das propostas que está sendo analisada, em conjunto com outros projetos, pela Comissão Especial do Código Florestal. Seu projeto é considerado ruim para a proteção ambiental pois fragiliza conceitos sedimentados a exemplo das Áreas de Preservação Permanente e de Reserva Legal, que tem a função de garantir a preservação dos biomas.
Entre as principais preocupações também está o texto final do relator da comissão, deputado Aldo Rebelo (PcdoB-SP), que pode provocar um retrocesso na legislação ambiental. A expectativa é que seja apresentado nos próximos dias.
* Informações do site da Frente Parlamentar Ambientalista