Notícias

Projeto de modernização do Mineirão recebe parecer favorável

No dia 19 de maio, o projeto de modernização do Estádio Governador Magalhães Pinto (Mineirão) foi aprovado pelo Conselho Municipal de Meio Ambinete (Comam) de Belo Horizonte.
O Conselho emitiu parecer favorável ao início das obras das etapas 2 e 3, que visam à preparação final do Mineirão para receber os jogos das copas das Confederações (2013) e do Mundo (2014). O início das obras para a 2ª etapa está previsto para julho deste ano e da 3ª etapa está prevista para janeiro de 2011.
Segundo informações no site da empresa Gustavo Penna Arquitetos e Advogados, responsável pelo trabalho, o projeto apresenta adoção de dispositivos de controle ambiental e inovações tecnológicas sustentáveis. Estudos realizados buscam medidas para redução do impacto das intervenções sobre o meio ambiente durante a construção e ao longo de seu ciclo de vida.
Dentre as ações prevista no projeto, está a realocação de árvores e espécies vegetais jovens situadas no entorno do estádio para que sejam realizadas as intervenções. Espécies de grande porte e também as mais sensíveis, como as palmeiras imperiais, poderão ser destinadas para as falhas de arborização nos canteiros centrais da Avenida Antônio Carlos e para toda a orla da Lagoa da Pampulha, conforme recomendaçao do Comam.
Segundo estudo da viabilidade da obra, todos os efluentes de esgoto dos lavatórios do estádio serão encaminhados a uma Estação de Tratamento de Efluentes. Este também prevê monitoramento periódico para averiguar a qualidade da água.
Ainda conforme informações publicadas no site da empresa Gustavo Penna Arquitetos e Advogados, essas ações ficarão sob responsabilidade do Governo de Minas Gerais, devendo ser adotadas pelo consórcio de empresas responsável pelas obras no estádio.