Audiência discute projeto de exploração da mina de Serrinha em Brumadinho
Na próxima quarta-feira, dia 5 de maio, a Comissão de Minas e Energia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais realiza audiência pública sobre o projeto de exploração da mina da Serrinha, localizada no município de Brumadinho. A reunião acontece às 10 horas, no Auditório.
Além de tratar da implantação do projeto, a audiência tem por objetivo discutir os constrangimentos a que tem sido submetidas as comunidades do entorno envolvidas no projeto. A polêmica em torno do assunto está ligada à construção de correia transportadora e barragem de contenção que a Ferrous Resources do Brasil pretende construir, caso consiga licença do Copam.
Localizada no topo da Serra da Moeda, ao lado da rodovia que liga a BR-040 ao povoado de Piedade do Paraopeba, a mina da Serrinha é passivo ambiental adquirido pela empresa. Os antigos operadores, apesar do assunto ter sido sistematicamente denunciado pela Amda à Feam, exploraram a área de forma predatória, o que resultou em grandes processos erosivos.
A região de Piedade do Paraopeba, além das belezas cênicas, tem grande importância ambiental pela existência de Mata Atlântica, em parte já destruída por condomínios, expansão urbana do povoado e atividades agropecuárias.
Foram convidados para a reunião o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, José Carlos Carvalho; o promotor de Justiça e coordenador do Centro de Apoio Operacional à Promotorias de Justiça e Defesa do Meio Ambiente, Luciano Luz Badini Martins; prefeitos de Brumadinho, Avimar de Melo Barcelos; de Belo Vale, Wanderlei de Castro; e de Moeda, Jânio Acir Moreira; a vereadora de Brumadinho, Lilian Paraguai; o presidente da Ferrous, Mozart Kraemer Litwinski; e representante das comunidades, Gilmar Matosinhos Martins.