Array
Notícias

Semad e Infraero lançam Cartilha e Programa de Educação Ambiental para a Região Cárstica de Lagoa Santa

Array

* Com informações da Ascom do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema)

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) lançam, na próxima terça-feira (27), a cartilha Região Cárstica de Lagoa Santa e o programa de Educação Ambiental "Um Novo Olhar para a APA Carste de Lagoa Santa". A parceria tem como objetivo a preservação e conservação das riquezas e particularidades arqueológicas da região que abriga um dos mais importantes sítios da antropologia mundial. O trabalho será desenvolvido junto aos colaboradores da Infraero, escolas e comunidades do entorno.

Ao desenvolver a cartilha Região Cárstica de Lagoa Santa: Potencialidades, Impactos Ambientais e Principais Desafios, a Diretoria de Educação e Extensão Ambiental da Semad procurou criar um material de referência sobre a riqueza e as particularidades geológicas da região. Dedicada tanto à população local quanto aos turistas, a cartilha traz, por exemplo, curiosidades sobre o local onde foram encontrados os primeiros fósseis humanos e pré-históricos do continente americano, com idade estimada em 12 mil anos.

Outra meta da diretoria é educar e informar a população sobre os processos físicos e químicos ocorridos ao longo de milhares de anos, bem como a atividade humana desordenada, e de que maneira eles contribuíram no cenário atual desse patrimônio natural.

Paralelamente à iniciativa, a Infraero, por meio do Aeroporto Internacional Tancredo Neves, criou o Programa de Educação Ambiental Um Novo Olhar para a APA Carste de Lagoa Santa, visando orientar as ações socioambientais relacionadas à conservação dos recursos naturais do Sítio Aeroportuário e seu entorno. O trabalho também tem como foco a Área de Proteção Ambiental (APA) Carste Lagoa Santa, região priorizada para conservação devido à sua elevada diversidade e importância geológica, histórica e biológica.

Com a parceria, o material desenvolvido pela Semad será usado pela Infraero durante o trabalho junto à comunidade e aos estudantes das instituições de ensino dos municípios nos quais a APA está inserida.


Serviço:

Lançamento da Cartilha Região Carste de Lagoa Santa e do Programa de Educação Ambiental da Infraero para o Aeroporto Internacional Trancedo Neves

Dia: 27 de abril

Horário: 14h

Local: Espaço Infraero – Terraço Panorâmico do 3º Piso do Aeroporto de Confins