Ruralistas querem punir ambientalistas
O presidente da Comissão de Agricultura do Congresso Nacional, deputado Abelardo Lupion (DEM-PR), disse que levará para a Comissão de Ética da Câmara os responsáveis pela campanha "Exterminadores do Futuro". A campanha foi lançada na última semana pela Fundação SOS Mata Atlântica e tem como objetivo listar os políticos que "agem contra o meio ambiente"."Nós queremos respeito, sermos respeitados. Estamos defendendo um setor produtivo brasileiro. Não vamos ouvir calados essa ação", disse ele.
Abelardo Lupion (DEM-PR) disse que a primeira representação será contra o colega Sarney Filho (PV-MA), presidente da Frente Parlamentar Ambientalista. "Vai ser por quebra de decoro parlamentar. Foi uma canalhice do Zequinha Sarney. Não aceitamos que se tragam ONGs estrangeiras para fazer terrorismo contra deputados que estão fazendo um trabalho sério", argumentou.
"Se for pelo fato de estar defendendo o desenvolvimento sustentável, a diversidade e os ecossistemas, me sinto até honrado de ir ao conselho", declarou Sarney Filho, que participou do lançamento da campanha. O deputado considera a atitude dos ruralistas uma tentativa de intimidar a bancada verde diante da proximidade da votação do relatório sobre modificações no Código Florestal.
Além dos deputados, Lupion disse que pretende entrar na Justiça contra a ONG caso seu nome apareça no ranking. "A partir do momento que eles divulgarem a tal lista, vamos entrar com ações de perdas e danos, de difamação, vamos quebrar essas ONGs", adiantou.
A lista final será divulgada em julho. De acordo Márcia Hirota, Diretora de Gestão e Conhecimento da Fundação SOS Mata Atlântica, "a lista será construída a partir da participação da sociedade, que também conta com ferramentas para se comunicar com seus eleitos".
Após a divulgação, as pessoas citadas como "exterminadores" poderão se defender e caso comprovem suas boas ações não farão parte da lista final que será divulgada em julho, garante a fundação. O endereço é www.sosma.org.br/exterminadores
A Amda, de acordo Maria Dalce Ricas, Superintendente executiva da instituição, vai participar da campanha junto aos deputados que representam o Estado. O objetivo, segundo ela, é mobilizar a sociedade.
Com informações da Radiobrás