Governo Federal lança novo portal
Na última quarta-feira (03/03), entrou no ar a nova versão do Portal Brasil. O portal traz mais de 500 serviços para a população e prevê investimentos anuais de R$ 11 milhões de reais. O portal também traz um extenso conteúdo com conceitos, embalagens e dicas para um consumo consciente. "Suas compras refletem em você, nas relações sociais, economia e natureza", avisa a primeira página.
O objetivo é chamar a atenção do males e riscos de um consumo exagerado para o meio ambiente. "Consumir é necessário, mas para evitar os impactos negativos para a sociedade e meio ambiente, as pessoas precisam se conscientizar. Consumo consciente é tentar aumentar os impactos positivos e minimizar os negativos. É uma contribuição voluntária, cotidiana e solidária de quem quer garantir a sustentabilidade do planeta, ou seja, o equilíbrio entre a natureza e nossas ações", destaca uma das seções.
Dicas
Para detectar um vazamento:
Confira o seu relógio de água (hidrômetro)
Deixe os registros na parede abertos, feche bem todas as torneiras, desligue os aparelhos que usam água e não utilize os banheiros. Anote o número que aparece ou marque a posição do ponteiro maior do seu hidrômetro. Depois de uma hora, verifique se o número mudou ou o ponteiro se movimentou. Se isso aconteceu, há vazamentos na casa.
Verifique canos alimentados diretamente pela água da rua
Feche o registro na parede. Abra uma torneira alimentada diretamente pela rede de água (pode ser a do tanque) e espere a água parar de sair. Coloque imediatamente um copo cheio de água na boca da torneira. Caso a torneira sugue a água que está no copo, é sinal de que existe vazamento no cano alimentado diretamente pela rede.
Cheque canos alimentados pela caixa d´água
Feche todas as torneiras da casa, desligue os aparelhos que usam água e não utilize os banheiros. Feche bem a torneira de boia da caixa, impedindo a entrada de água. Marque, na própria caixa, o nível de água e verifique, após uma hora, se ele baixou. Em caso afirmativo, há vazamento na canalização ou nos banheiros alimentados pela caixa d’água.
Observe reservatórios subterrâneos de edifícios
Feche o registro de saída do reservatório do subsolo e a torneira da boia. Marque no reservatório o nível da água e, após uma hora, veja se ele baixou. Se isso ocorreu, há vazamento nas paredes do reservatório ou nas tubulações de alimentação do reservatório superior ou na tubulação de limpeza.
Para acessar o conteúdo do consumo consciente, clique aqui