Array
Notícias

Relatório de Sustentabilidade 2008 é apresentado na Assembléia

Array

"Tivemos avanços, mas ainda há muito o que fazer", afirma Dalce Ricas

Na última terça-feira, na Assembléia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), o Sistema Estadual de Meio Ambiente (Sisema) apresentou o Relatório de Sustentabilidade 2008 – documento contendo um diagnóstico da gestão ambiental no Estado.

O relatório destacou 79 indicadores, sendo nove econômicos, 30 ambientais e 40 sociais. O subsecretário de Inovação e Logística da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Thiago Alexsander Costa Grego, afirmou que houve queda de 29,3% no desmatamento no Estado no período 2006/07, na comparação com o biênio anterior. Em 2008, o Estado criou 14 Unidades de Conservação, somando 84 mil hectares de cobertura vegetal preservada.

Segundo ele, o governo estadual investiu R$ 78 milhões no Fhidro, fundo estadual que visa a apoiar projetos de melhoria da qualidade e quantidade de água, e mais R$ 7,8 milhões na gestão de resíduos sólidos. Uma versão eletrônica do relatório está disponível no site da Semad.

Presente à audiência, Maria Dalce Ricas – Superintendente executiva da Associação Mineira de Defesa do Ambiente (Amda) – reconheceu os avanços, mas afirmou que ainda há muito por fazer. Segundo ela, alguns resultados negativos foram citados de forma muito superficial ou nem mesmo mencionados.


"Criar uma Unidade de Conservação por decreto não significa que a área esteja efetivamente protegida", explicou, alertando que boa parte dessas unidades encontra-se nas mãos de terceiros.


*Com informações da Assembléia Legislativa