Governo do Pará cria Estação Ecológica do Mamuru

Créditos: Marco Santos/ Ag. Pará

Unidade recebe o nome de afluente do rio Amazonas.

O Estado do Pará ganhou a sua 28ª unidade de conservação estadual: a Estação Ecológica (Esec) do Mamuru, localizada entre os municípios de Aveiro e Juruti. Com cerca de 126 mil hectares, a unidade integrará mosaico de áreas protegidas na divisa com o Amazonas.

O mosaico abrange Terras Indígenas (TIs) que juntas somam cerca de 800 mil hectares e unidades de conservação que protegem mais de 1 milhão e 600 mil hectares. São elas: TIs Andirá-Marau (do povo Sateré Mawé) e Maró (dos povos Arapium e Borari), Parque Nacional da Amazônia e Reserva Extrativista Tapajós-Arapiuns.

Da categoria de unidades de conservação de proteção integral, a Esec Mamuru é estratégica para garantir a proteção de espécies ameaçadas de extinção e a manutenção dos serviços ambientais. A unidade recebeu o nome de um afluente do rio Amazonas.

Segundo o presidente do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio), Nilson Pinto, no local não será permitido nenhum tipo de atividade produtiva, apenas ações de preservação, educação ambiental e estudos científicos.

“Essa unidade é feita para proteger o coração da Amazônia, para proteger a diversidade biológica que lá existe, que é fundamental para nós, para o país e para o mundo”, afirmou.

Rua Antares, 100, Santa Lúcia
Belo Horizonte / MG CEP: 30360-110
Telefone: (31) 3291 0661

Assine e receba as novidades e notícias sobre nossas ações, eventos e meio ambiente