A cidade com o ar mais poluído do Brasil

Levantamento aponta que o Acre tem quatro cidades entre as piores em qualidade do ar no país.

Relatório produzido pela empresa Suiça IQAir, especializada em monitoramento da qualidade do ar global, divulgado no final de 2022, mostra que a qualidade do ar no estado do Acre é pior do que nas grandes capitais mais industrializadas do Brasil, como São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. 

Segundo o levantamento, quatro cidades acreanas estão entre as que têm o ar mais afetado pela poluição atmosférica no país. São elas: Acrelândia, Senador Guiomard, Rio Branco e Brasileia. Essas cidades concentram altos índices de material particulado, um conjunto de partículas de pó, sujeira, fuligem e fumaça.

O ar poluído dessas cidades é causado pela alta concentração de partículas poluentes, que atingem seu pico nos meses de seca, entre maio e novembro, quando as chuvas não são frequentes. Nesta época também cresce o número de queimadas, o que impulsiona os altos índices de poluição atmosférica.

Ranking de poluição entre as cidades brasileira:

1° Acrelândia (AC)

2° Porto Velho (RO)

3° Senador Guiomard (AC)

4° Rio Branco (AC)

5° Brasiléia (AC)

A poluição do ar nesses municípios, localizado na Amazônia, é causada principalmente pelo desmatamento e pelas queimadas, que transformam as áreas de floresta em pastagens e outras formas de uso do solo.

Esses fatores são apontados como principais contribuintes para a alta concentração de partículas poluentes, especialmente as PM2.5, um tipo de partícula inalável poluidora, a mais encontrada em cidades, como: Acrelândia, Porto Velho e Senador Guiomard.

Rua Antares, 100, Santa Lúcia
Belo Horizonte / MG CEP: 30360-110
Telefone: (31) 3291 0661

Assine e receba as novidades e notícias sobre nossas ações, eventos e meio ambiente