Array
Notícias

Empresas falham em conter desmatamento em suas cadeias de suprimentos

Array
Empresas falham em conter desmatamento em suas cadeias de suprimentos

Os maiores consumidores mundiais de soja, carne bovina, madeira e outros produtos ligados ao desmatamento ainda estão longe de assumirem compromissos efetivos contra a derrubada florestal. É o que mostra o relatório Forest 500, realizado pela Global Canopy, organização sem fins lucrativos que estuda o impacto do mercado internacional sobre a natureza.

Por nove anos, a ONG investigou os investimentos e a cadeia de suprimentos das 500 empresas e instituições financeiras mais ligadas às commodities de risco florestal (óleo de palma, soja, carne bovina, couro, madeira, celulose e papel). O levantamento revela que 201 (40%) ainda não definiram uma política única sobre o tema e nenhuma atende a todos os requisitos de combate à violação dos direitos humanos.
Ainda há um grupo de 109 empresas (31%) que não assumiu compromisso para acabar com o desmatamento relacionado a nenhuma das commodities. Até as que se comprometem a acabar com a derruba florestal não estão fazendo isso efetivamente, já que a metade não fiscaliza seus fornecedores.
O relatório também denuncia a conivência e inação das instituições financeiras, que fornecem US$ 6,1 trilhões às empresas ligadas à derrubada florestal, mas não adotam compromissos anti-desmatamento. Dos 150 bancos e investidores incluídos no Forest 500, somente 16 (11%) possuem políticas para todas as commodities avaliadas.

“Já ultrapassamos o prazo estabelecido por muitas organizações para deter o desmatamento em 2020, e estamos a apenas dois anos do prazo da ONU para que empresas e instituições financeiras eliminem o desmatamento causado por commodities, bem como a conversão e os abusos de direitos humanos associados. Esse é um passo crucial para alcançarmos nossas metas globais de zero emissões líquidas e evitar mudanças climáticas catastróficas”, aponta a Global Canopy.

Por ano, cerca de 9 milhões de hectares de floresta são perdidos para dar lugar cultivos agrícolas, o que contribui diretamente com as mudanças climáticas, com a perda de biodiversidade e com a pressão sobre povos indígenas e tradicionais.

Mercado brasileiro

No Brasil a situação se repete. As empresas estão pouco comprometidas com a redução do desmatamento, que é uma das principais fontes de emissão de gases de efeito estufa no país. A carne bovina é produzida em larga escala em regiões como a Amazônia, onde o avanço da agropecuária é motor de destruição da floresta e uma grande ameaça ao clima global.

O relatório aponta que a AFG Brasil, Natura, Grupo Jari e outras gigantes brasileiras estão com pontuação baixa quando se trata de controlar o desmatamento associado às commodities utilizadas. Segundo levantamento da Repórter Brasil, mais de mil lojas varejistas da rede Carrefour estão envolvidas com o desmatamento e utilizando mão de obra análoga à escravidão.

Com base em informações do aplicativo Do Pasto ao Prato, ferramenta que permite identificar a origem da carne bovina disponível no mercado, pelo menos 26 unidades de produção localizadas na Amazônia Legal forneceram carne para a rede em 2022. Dentre os fornecedores estão duas grandes empresas do ramo: JBS e Masterboi.