Array
Notícias

Tortura e assassinato de onças-pintadas geram revolta nas redes sociais

Array
Tortura e assassinato de onças-pintadas geram revolta nas redes sociais

Imagens que mostram três onças-pintadas sendo cruelmente torturadas e mortas gerou onda de revolta nas redes sociais. Nas imagens é possível ver um filhote, que é mantido amarrado, enquanto os criminosos exibem as cabeças das outras duas onças, provavelmente sua mãe e seu irmão.

Ainda não foram confirmados o autor do vídeo e o local do crime, mas tudo indica que foi na região do Pantanal. Organizações ambientalistas e parlamentares cobram investigação do caso e justiça pelas onças. Embora a caça seja proibida no Brasil desde 1967, a impunidade faz com que casos de animais sendo caçados e mortos ainda sejam comuns.

A Delegacia Especializada de Meio Ambiente (Dema) do Mato Grosso, onde provavelmente as imagens foram feitas, e o Ibama estão atuando no caso. Quem tiver informações sobre o crime pode fazer denúncia pela Linha Verde, no telefone 0800 061 8080.

O agente ambiental do Ibama Roberto Cabral, um dos primeiros a compartilhar o vídeo, lamentou que as leis ainda sejam tão brandas para esse tipo de atrocidade. “Os psicopatas, quando pegos, não ficarão presos porque a lei prevê pena de apenas seis meses a um ano para esse crime. Na prática, eles não passarão nem uma noite na delegacia”, disse.

Ambientalistas pedem para que o Congresso acelere a tramitação e aprovem projetos que aumentem a pena para casos como esse. Uma das propostas é o PL 968/2022, que insere dispositivo na Lei nº 9.650/1998, para aumentar a pena pela caça e morte de felinos brasileiros. Já foi criada uma petição para que o projeto seja desarquivado. Assine.