Notícias

Oslo terá transporte público 100% elétrico

Oslo terá transporte público 100% elétrico

A capital da Noruega, Oslo, planeja inaugurar a primeira rede de transporte público totalmente elétrica do mundo. A iniciativa faz parte do ambicioso plano da cidade de zerar suas emissões de gases de efeito estufa até 2030. Ainda neste ano, a frota movida a diesel será substituída por cerca de 450 veículos elétricos.

Os novos veículos se juntarão à frota elétrica da cidade, que já conta com bondes, balsas, trens e mais de 200 ônibus elétricos em operação. Oslo é referência na implantação de extensas ciclovias e estruturas de maior segurança para ciclistas e pedestres, tudo pensado para reduzir as emissões provenientes dos transportes.

Agora, com a substituição dos veículos movidos a combustíveis fosseis pelos elétricos, a prefeitura pretende melhorar a qualidade do ar na capital, que sofre com os efeitos da poluição sobre a saúde pública.

Estimado em 47 milhões de dólares, o investimento economizará dinheiro para a cidade a longo prazo, segundo a vice-prefeita responsável pela pasta de meio ambiente e transportes, Sirin Stav. “A manutenção é mais barata, também é mais barata para os operadores dos ônibus elétricos. Em suma, esta é uma situação em que todos saem ganhando”, afirmou à agência Reuters.