Array
Notícias

Mulheres Indígenas promovem encontro em Brasília

Array
Mulheres Indígenas promovem encontro em Brasília

Mulheres indígenas de todo o país vão até Brasília-DF cobrar proteção pelas florestas e seus povos. A Pré-Marcha das Mulheres Indígenas acontece entre os dias 29 de janeiro e 1º de fevereiro, com objetivo de debater a participação dos povos originários em espaços como o Congresso Nacional, o Ministério dos Povos Indígenas, a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai).

O encontro, organizado pela Articulação Nacional das Mulheres Indígenas Guerreiras da Ancestralidade (Anmiga), com o apoio da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), é uma preparação à III Marcha das Mulheres Indígenas, prevista para setembro de 2023. Mais de 150 mulheres e lideranças devem participar da Pré-Marcha, cujo tema é “Vozes da Ancestralidade dos seis biomas do Brasil”.

“A defesa dos territórios é importante pois mantém nossa essência enquanto indígenas. Também queremos discutir questões que defendem a cultura e saúde indígenas, a defesa das mulheres para que possam ocupar espaços de poder e lutar por qualidade de vida, por todo o desenvolvimento que possa chegar dentro dos territórios por meio de políticas públicas”, afirmou a líder Puyr Tembé, cofundadora Anmiga.

O encontro ainda contará com a posse das deputadas da “Bancada do Cocar” Sônia Guajajara (PSOL/SP) e Célia Xakriabá (PSOL/MG). Apoie a luta das mulheres indígenas e faça sua doação.