Array
Notícias

Serviço Florestal Brasileiro, entregue por Bolsonaro ao Ministério da Agricultura, volta ao Meio Ambiente

Array
Serviço Florestal Brasileiro, entregue por Bolsonaro ao Ministério da Agricultura, volta ao Meio Ambiente
Floresta Nacional do Amapá. Crédito: Divulgação/SFB

Desvinculado da pasta ambiental para integrar o Ministério Agricultura durante o governo Bolsonaro, o Serviço Florestal Brasileiro (SFB) está de volta ao Ministério do Meio Ambiente e Mudança Climática, como é chamado agora. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União, na última segunda-feira (2/1).

“Retornou a esperança de que o Código Florestal seja cumprido. O CAR/PRA foi um dos poucos pontos positivos do Código por trazer possibilidade de restauração de ambientes naturais no país. E por isto mesmo, ao contrário das flexibilizações conseguidas pelo agronegócio, até hoje não foi colocado em prática”, diz Dalce Ricas, superintendente da Amda.

O SFB é responsável por atividades como a gestão do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e pela concessão de florestas públicas. De acordo com o decreto, o órgão contará com quatro diretorias: de Concessão Florestal e Monitoramento; de Fomento Florestal; de Regularização Ambiental Rural; e de Planejamento, Orçamento e Administração.

O SFB deverá gerir o Sistema de Cadastro Ambiental Rural, integrado ao Sistema Nacional de Informações Florestais, bem como coordenar, em âmbito federal, o CAR, e apoiar a sua implementação nos estados. No ano passado, o novo Código Florestal Brasileiro completou 10 anos com menos de 0,4% das análises do CAR concluídas.

Minas Gerais é um dos estados que não concluiu nenhuma análise. Por ser um sistema auto declaratório, as inscrições do CAR precisam ser analisadas pelos órgãos de meio ambiente. Sem a análise, o produtor rural não chega à a segunda etapa, Projeto de Regularização Ambiental (PRA).