Notícias

Investir 1,4% do PIB pode reduzir 70% das emissões de carbono

Investir 1,4% do PIB pode reduzir 70% das emissões de carbono

Novo relatório do Grupo Banco Mundial, intitulado “Clima e Desenvolvimento: Uma Agenda para Ação” mostra que investir 1,4% do PIB por ano pode reduzir em até 70% as emissões de países em desenvolvimento até 2050. A medida seria importante para aumentar a resiliência dos países diante das mudanças climáticas, aponta o levantamento.

O compilado de estudos abrange mais de 20 países, responsáveis por 34% das emissões de gases de efeito estufa mundiais. Entre eles estão Argentina, Bangladesh, China, Egito, Iraque, Nepal, Paquistão, Peru, África do Sul, Turquia e Vietnã.

O relatório destaca e necessidade de investir em países de baixa renda, mais vulneráveis às mudanças climáticas. Implantar uma economia de baixo carbono pode ajudar no crescimento econômico e na redução da pobreza. Na Argentina e no Peru, uma transição verde faria o PIB crescer 2,7% 2% até 2030, respectivamente.

Embora todos os países sejam responsáveis pela ação climática, os países mais ricos são os que mais emitem carbono, por isso precisam liderar da descarbonização, apoiando as nações de baixa renda, aponta a análise.

“As reduções nas emissões podem gerar resultados imediatos de desenvolvimento, tais como menor vulnerabilidade à volatilidade dos preços dos combustíveis fósseis, balanças comerciais mais equilibradas e maior segurança energética, além de melhor qualidade do ar e os consequentes impactos positivos na saúde”, indicou o relatório.

“Os objetivos climáticos e de desenvolvimento devem ser atingidos conjuntamente. A ação climática é um bem público global fundamental, que requer novos financiamentos significativos por parte da comunidade global e mecanismos para abordar o fluxo de recursos”, afirmou o presidente do Grupo Banco Mundial, David Malpass.