Notícias

Austrália anuncia proteção de 30% do seu território até 2032

Austrália anuncia proteção de 30% do seu território até 2032
Coala está entre as espécies ameaçadas no país.

O governo australiano anunciou, em outubro, meta ambiciosa para proteger e conservar pelo menos 30% do território nacional até 2032. O país já perdeu mais de 100 espécies da fauna e flora, incluindo 10% dos mamíferos terrestres que viveram antes da colonização. O objetivo da iniciativa é evitar novas extinções.

O “Plano de Ação para Espécies Ameaçadas: Rumo a Zero Extinções” classifica 110 espécies e 20 regiões como prioridades para conservação. A lista inclui plantas e animais que vivem em uma grande variedade de ambientas, desde desertos áridos a florestas tropicais, pastagens e zonas marinhas. Ao todo são 30 espécies de plantas, 22 de aves, 21 de mamíferos, 11 de répteis, 11 de invertebrados nove de peixes e seis de anfíbios.

Entre as áreas incluídas para proteção estão as florestas do extremo Norte de Queensland, o Parque Nacional Kakadu e a Ilha Kangaroo, no Sul da Austrália. O projeto conta com investimento de US$ 224,5 milhões (o equivalente a 760 milhões de reais).

De acordo com dados do governo, quase 20% da área terrestre e 36% das águas da Austrália são protegidas. O plano pretende aumentar as áreas de conservação em 50 milhões de hectares até 2027 e transformar 45 milhões de hectares em Unidades de Conservação Indígenas.

“Estamos falando de mais 50 milhões de hectares de paisagem que precisamos encontrar e gerenciar de uma forma que proteja a paisagem e as espécies que dependem dela”, destacou a ministra do Meio Ambiente, Tanya Plibersek.

A tentativa é reverter a situação crítica da biodiversidade no país, que está em declínio. O último levantamento, realizado em 2021, apontou 1.918 espécies em perigo. As principais ameaças são a perda, degradação e fragmentação dos habitats, espécies invasoras e os grandes incêndios florestais.