Array
Notícias

Emissões têm maior alta em 19 anos no Brasil com crescimento do desmatamento

Array
Emissões têm maior alta em 19 anos no Brasil com crescimento do desmatamento
Destruição dos biomas brasileiros contribuiu com alta nas emissões de gases de efeito estufa. Crédito: Katie Maehler / Mídia NINJA [CC-BY-NC].

As emissões de gases de efeito estufa bateram novo recorde no Brasil, atingindo, no ano passado, a maior alta em quase duas décadas. O anúncio, do Sistema de Estimativas de Emissões de Gases de Efeito Estufa (SEEG), do Observatório do Clima, acontece às vésperas da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-27), que será realizada no Egito.

No ano passado, o país emitiu 2,42 bilhões de toneladas brutas de CO2 equivalente, um aumento de 12,2% em relação a 2020. A alta é reflexo do desmatamento. Em 2021, as mudanças de uso da terra e florestas foram responsáveis por 49% do total emitido no país. Só o desmatamento na Amazônia respondeu por 77% das emissões do setor.

Impulsionadas pelo terceiro ano seguido de crescimento da área desmatada no governo Bolsonaro, as emissões por mudança de uso da terra tiveram crescimento de 18,5%. O ano de 2021 só fica atrás de 2003, quando o crescimento foi de 30% devido à explosão do desmatamento na Amazônia.

“A taxa de desmatamento em 2021 na Amazônia Legal foi de 13.038 km2, a maior desde 2006, quando o desmatamento estava em franco decréscimo desde os 27.772 km2 vistos em 2004. Isso demonstra que o aumento das emissões atualmente está refletindo esse retrocesso nos padrões de desmatamento”, frisou Bárbara Zimbres, pesquisadora do Ipam.

Segundo a análise, a destruição dos biomas brasileiros emitiu 1,19 bilhão de toneladas brutas no ano passado, contra 1 bilhão de toneladas em 2020. Também foi detectado aumento expressivo, de 65%, no carbono emitido pela derrubada da Mata Atlântica. No Cerrado, as emissões foram de 117 milhões de toneladas, um aumento de 4%.

Na visão de Tasso Azevedo, coordenador do SEEG, o balanço de dez anos do Sistema mostra que o Brasil teve uma década perdida para controlar a poluição climática. “Desde a regulamentação da Política Nacional sobre Mudança do Clima, em 2010, nós estamos patinando. Não apenas não conseguimos reduzir nossas emissões de maneira consistente, como as aumentamos nos últimos anos, e de forma expressiva”, ressaltou.

Para o especialista, o Brasil tem as ferramentas de política pública, a tecnologia e os recursos para mudar esse cenário, falta o governo e a sociedade entenderem que isso é fundamental para dar segurança à população e alavancar a economia.

Agropecuária e energia também registram alta

Junto com a mudança de uso da terra, registraram alta o setor de energia (12,2%), processos industriais e uso de produtos (8,2%) e agropecuária (3,8%). Somente o setor de energia emitiu 435 milhões de toneladas de CO2 equivalente em 2021 contra 387 milhões em 2020, atingindo a maior alta em 50 anos.

De acordo com o levantamento, dois fatores contribuíram com o boom de emissões do setor de energia. Um deles foi a crise hídrica de 2021, decorrente da pior estiagem no Centro-Sul do país em nove décadas, que forçou o acionamento de termelétricas. Paralelo a isso, o consumo de energia elétrica aumentou 4%.

Outro setor que registrou alta histórica foi a agropecuária. Foram 601 milhões de toneladas no ano passado, contra 579 milhões em 2020. Se fosse um país, o agro brasileiro seria o 16º maior emissor do planeta. A pecuária é a principal fonte, com 79,4% das emissões do setor.

O que mais influenciou as emissões da pecuária foi o crescimento de 3,1% do rebanho bovino. O aumento é seis vezes maior que a média dos últimos 18 anos. A última vez que o país viu um crescimento tão grande no número de cabeças de gado foi em 2004. Na agricultura, pesaram a alta no consumo de fertilizantes nitrogenados (13,8%) e o aumento de volume de calcário nas lavouras (20%).