Array
Notícias

Lobo-guará é encontrado ferido após ataque de cães de caça

Array
Lobo-guará é encontrado ferido após ataque de cães de caça
Crédito: PMMA/Divulgação

Um lobo-guará ferido foi resgatado pela Polícia Militar do Meio Ambiente (PMMA), no último dia 12 de outubro, às margens da BR-126, no município de Mar de Espanha, na Zona da Mata mineira. O canídeo foi encontrado em estado de choque, com traumatismo craniano avançado, enfisema, escoriações pelo corpo e múltiplas lesões.

O animal foi encaminhado ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), onde passou por uma ressonância, que mostrou que está estável, mas em estado grave, por isso o lobo permanece internado no local. Segundo a PMMA, um filhote de onça e um filhote de veado-campeiro também foram encaminhados ao mesmo Cetas nesse semestre, vítimas de atropelamento.

O lobo-guará resgatado foi atacado por cães utilizados por caçadores e fugiu na tentativa de sobreviver, mas acabou sendo atropelado na rodovia. As lesões encontradas em seu corpo coincidem com mordidas de cachorro e o traumatismo craniano indica o choque contra um veículo.

“A posse irresponsável de cães domésticos, quando seus tutores praticam a caça predatória, faz com que cachorros ataquem esses animais, que vêm para áreas urbanas, próximo a rodovias e acabam atropelados. Então a PM ambiental orienta que praticar caça é crime, dá multa e dá prisão, além de lesionar gravemente os nossos animais da fauna silvestre”, disse o comandante do Pelotão do Meio Ambiente em Juiz de Fora, tenente Júlio César de Almeida, ao portal Acessa.

Lobo-guará (Chrysocyon brachyurus)

Embora seja o maior canídeo da América do Sul, o lobo é tímido, inofensivo e solitário. A pouca agressividade e o hábito de andar sozinho, também fazem do canídeo presa fácil para caçadores e vítima frequente de atropelamentos. Essas ameaças, somadas à destruição do Cerrado, podem fazer a espécie perder mais de 30% de sua população nos próximos 21 anos, por isso está ameaçado de extinção.

O lobo-guará é encontrado ao longo da América do Sul, desde o Brasil – onde está 90% da população de lobos-guará – até o Uruguai. Além do Cerrado, pode ser encontrado no Pampa e em áreas transição com o Cerrado, preferencialmente em campos abertos e pastagens.

Saiba mais sobre a espécie.