Array
Notícias

Testes de produtos de limpeza em animais são proibidos no MS

Array
Testes de produtos de limpeza em animais são proibidos no MS
Testes em animais no laboratório Vivotecnia

O uso de animais em testes de desenvolvimento e experimentação de produtos de limpeza foi banido no Mato Grosso do Sul. A Lei 5.944/2022, sancionada pelo atual governador, Reinaldo Azambuja Silva, endurece legislação anterior, que já proibia testes de cosméticos, perfumes e produtos de higiene pessoal em animais.

Estabelecimentos que infringirem a regra receberão multa no valor de 10 mil Unidades Fiscais do Estado do Mato Grosso do Sul (UFERMS), por animal. Isso corresponde, hoje, a aproximadamente R$ 47 mil. Em caso de reincidência, a quantia será dobrada.

O valor da multa para profissionais é de 2 mil UFERMS, cerca de R$ 9,4 mil. Os infratores podem ainda ter o alvará de funcionamento suspenso. A nova lei, que entrou em vigor a partir da publicação no Diário Oficial, no dia 5 de setembro, abrange o setor privado, terceiro setor e instituições de ensino.

Tendência mundial

Os testes de cosméticos em animais já foram oficialmente proibidos em 41 países. Na América do Norte, o México foi o primeiro e único a banir os testes. Dez estados no Brasil e sete nos Estados Unidos também adotaram leis semelhantes, segundo a Humane Society Internacional (HSI). Minas Gerais foi o sétimo estado a banir a prática em território nacional com a promulgação da Lei nº 23.050/18.

Até a China – onde as leis sobre bem-estar animal são escassas – já revogou a obrigatoriedade do uso de animais em testes de produtos de beleza e higiene pessoal. Na União Europeia, a utilização de animais em testes de cosméticos e ingredientes é proibida desde 2009.

Segundo a Cruelty Free International, organização que luta pelo fim dos testes animais, a ineficácia dos experimentos é um dos principais motivos para aboli-los, já que animais não reagem da mesma forma que humanos a certas substâncias. Além disso, tais testes também não são totalmente confiáveis.

Notícias relacionadas:

França proíbe a venda de animais em pet shops

Espanha investiga tortura contra animais em laboratório