Notícias

Amda lança campanha pela proteção do Parque Estadual do Rio Doce

Amda lança campanha pela proteção do Parque Estadual do Rio Doce

Press release

Belo Horizonte, 06 de setembro de 2022 – A Amda lançou hoje (6/9), campanha nas redes sociais em defesa do Parque Estadual do Rio Doce (Perd), através de charges criadas pelo chargista Evandro Alves. A campanha focará em dois temas: restauração da Ponte Queimada, sobre o rio Doce, e reabertura da estrada que ela liga entre municípios de Pingo D´Água e Timóteo.

Assim como diversas outras instituições, a Amda não é contra a recuperação da Ponte Queimada, desde que seja judicialmente garantido que será utilizada somente por ciclistas, pedestres, brigadas de combate a incêndios e educação ambiental. Para tanto o projeto de recuperação deve incluir construção de guarita e vigilância armada em tempo integral.

Até o momento o IEF não assumiu compromisso público nesse sentido. Ao contrário, solicitou doação de materiais a empresas da região. “Neste momento tememos que sem esta garantia a estrada seria reaberta, pois o governador quer fazer política e não se preocupa com o Parque”, diz Dalce Ricas, superintendente da Amda.

A reabertura é defendida pelos prefeitos de Marliéria e Pingo D´Água, apoiados pela Dep. Rosângela Reis, alegando encurtamento de distância com Ipatinga, no Vale do Aço. A alegação é improcedente. O Perd é uma relíquia ambiental e não pode ser colocado em risco. Em segundo lugar, foi asfaltada a estrada que liga o município de Córrego Novo ao Vale do Aço que resolveu este problema.

Fechada há quase meio século, é consenso entre pesquisadores, ambientalistas e outros que defendem o Perd, que a reabertura da estrada seria tragédia anunciada: atropelamento de animas silvestres, incêndios, geração de lixo, facilitação de entrada para invasores, caçadores e ladrões de plantas, são consequências conhecidas em inúmeros casos no país.