Array
Notícias

Energia solar se torna a 3ª maior fonte da matriz brasileira

Array
Energia solar se torna a 3ª maior fonte da matriz brasileira

Com 16,4 gigawatts de capacidade instalada em usinas solares fotovoltaicas, a energia solar tornou-se a terceira maior fonte da matriz energética brasileira, à frente das termelétricas movidas a gás natural e biomassa. O anúncio foi feito pela Associação Brasileira de Energia Solar e Fotovoltaica (Absolar).

Segundo dados da Absolar, o uso da energia solar representa 8,1% da matriz brasileira. A modalidade está atrás apenas das fontes hídrica (53,9%) e eólica (10,8%). Segundo a associação, usinas solares de grande porte geram eletricidade a preços até dez vezes menores do que termelétricas fósseis emergenciais ou a energia elétrica importada de países vizinhos.

Do ponto de vista ambiental, a energia fotovoltaica é ainda mais vantajosa, pois não libera – durante sua produção e consumo – resíduos ou gases poluentes, como óxidos de nitrogênio (NOx), dióxido de carbono (CO2) e dióxido de enxofre (SO2). Além disso, é uma fonte renovável de energia.

Responsável por converter a radiação solar em energia elétrica, a energia solar é uma fonte limpa, diferente de outras fontes, como o carvão mineral, em que o gás natural, o petróleo e seus subprodutos são nocivos à natureza.