Array
Notícias

Amda participa da Semana FSC Brasil 2022

Array
Amda participa da Semana FSC Brasil 2022
Crédito: FSC Brasil

O Forest Stewardship Counci (FSC), ou Conselho de Manejo Florestal, em português, promoveu uma semana de reuniões, workshops e debates sobre temas relevantes para o setor florestal. O evento, realizado entre os dias 18 e 22 de julho, em São Paulo, contou com mais de 60 participantes, entre eles a Amda, representada pelo engenheiro florestal Luiz Carlos Cardoso Vale.

A semana marcou 20 anos da implementação do conselho no Brasil com reuniões dos conselhos, dos comitês e das câmaras social, econômica e ambiental, da qual a Amda faz parte. Também foi realizada a Assembleia Geral Nacional e workshop sobre o funcionamento da Assembleia Geral do FSC Internacional 2022, que acontecerá em Bali, na Indonésia, em outubro.

Entre os assuntos discutidos está a não certificação em paisagens florestais intactas. Em 2014, foi aprovada moção para preservar essas áreas com dimensão acima de 50 mil hectares e que não sofreram intervenção humana no entorno, em um raio de 10 quilômetros. No Brasil, elas estão localizadas na Amazônia. Na visão de Luiz Carlos Cardoso, a determinação tem se mostrado inviável do ponto de vista socioeconômico por impedir projetos de manejo florestal.

Para ele, a preservação de paisagens florestais consideradas intactas é de grande relevância para a conservação da biodiversidade. Mas, ao impedir a certificação de manejo florestal das mesmas, corre-se risco de abrir caminho para explorações predatórias, uma vez que a falta de certificação não impede a exploração, mas impede o reconhecimento de projetos pautados na sustentabilidade ambiental, benéficos para o meio ambiente e a sociedade.

Foram apresentadas na assembleia, moções para suspender ou adequar a medida. As moções de adequação introduzem novas definições para o conceito de paisagem, a fim de não tornar a regra tão restritiva.

O FSC

O FSC é uma organização internacional, voltada para certificação de boas práticas florestais. Com sede na Alemanha e no México, está presente em mais de 80 países. Ao comprar um produto certificado FSC, o consumidor garante que ele não é fruto de desmatamento ilegal, trabalho escravo ou infantil; que o solo e a água não foram contaminados; e que a fauna, flora e comunidades do entorno foram respeitadas.