11ª Mostra Ecofalante de Cinema exibe 106 filmes de 35 países

Foto: Divulgação

Confira programação do mais importante festival sul-americano dedicado à temática socioambiental.

A Mostra Ecofalante de Cinema chegou, neste ano, à 11ª edição com mais de 100 títulos de 35 países. Entre eles, documentários indicados ao Oscar, como “Ascensão” e “Escrevendo com Fogo”, e filmes premiados, como “Mil Incêndios” e “Ostrov – A Ilha Perdida”. O evento acontece de 27 de julho a 17 de agosto, de forma híbrida e gratuita, em mais de 30 cinemas e espaços culturais da capital paulista.

A programação também conta com atividades em Piracicaba (2 a 19/08), Lorena (16 a 26/08), Belo Horizonte (10 a 31/08) e Porto Alegre (25/08 a 13/09). Além dos filmes, o evento promove debates sobre ativismo, biodiversidade, economia, povos e lugares, emergência climática e trabalho. Acesse a programação completa aqui.

Neste ano, 35 longas e curtas-metragens produzidos na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba e México foram classificados para a Competição Latino-Americana, que faz parte da mostra desde 2014. Para o Concurso Curta Ecofalante, que premia curtas feitos por estudantes, 15 produções foram selecionadas.

Confira duas produções que estão em cartaz:

Ostrov - A Ilha Perdida

Perdida no Mar Cáspio, a ilha de Ostrov já abrigou uma pescaria coletiva que mantinha a população insular. Após a queda da URSS, a fazenda foi destruída e a extração de caviar preto, proibida. Hoje, apenas um punhado de habitantes permanece na ilha, sobrevivendo da caça furtiva de esturjão. Nesta atmosfera distópica, surge o retrato de uma família forçada a imaginar um futuro para si em meio às ruínas.

Mil incêndios

Na região de Magway, em Mianmar, país que abriga uma das indústrias de petróleo mais antigas do mundo, vive o casal Thein Shwe e Htwe Tin. Eles trocaram o trabalho na terra pela prospecção manual de petróleo em sua pequena propriedade. Juntos, produzem um barril a cada poucos dias. O que desejam acima de tudo é ver seu filho mais novo ter sucesso, para quebrar o ciclo da pobreza.

 

Rua Antares, 100, Santa Lúcia
Belo Horizonte / MG CEP: 30360-110
Telefone: (31) 3291 0661

Assine e receba as novidades e notícias sobre nossas ações, eventos e meio ambiente