Array
Notícias

Filhotes de onça-pintada nascem em Esteros del Iberá, na Argentina

Array
Filhotes de onça-pintada nascem em Esteros del Iberá, na Argentina
Um dos filhotes se esconde no oco de uma árvore na Ilha de San Alonso

Pela primeira vez em 70 anos, filhotes de onça-pintada (Panthera onca) nasceram em vida livre no norte da Argentina, em Esteros del Iberá, na província de Corrientes. O nascimento, anunciado pela Fundação Rewilding Argentina na última quinta-feira (21), é um dos primeiros passos para reintrodução da espécie, considerada extinta na região desde o século passado.

Foi registrado o nascimento de dois filhotes, frutos da união entre Arami, uma das primeiras onças nascidas no centro de reintrodução construído para a espécie, e Jatobazinho, animal resgatado em uma escola rural no Brasil e doado ao projeto em 2019.

Por meio de armadilhas fotográficas, a equipe avistou Arami carregando os filhotes pela boca e apresentando comportamento incomum. Magalí Longo, um dos coordenadores da fundação, conta que o felino permaneceu no mesmo lugar por várias semanas, com certeza cuidando da prole.

“Os novos avanços — a reprodução de onças livres e o nascimento de uma nova geração na natureza — são um excelente sinal para o projeto que busca reverter a extinção da espécie e estimula a esperança de regenerar uma população saudável de onças em Esteros del Iberá”, indicou a Fundação Rewilding, em nota.

Segundo Sebastián Di Martino, diretor de conservação da instituição, nas próximas semanas será possível descobrir se os filhotes sobreviveram. Se isso acontecer, a população de Iberá terá 10 onças livres. Devido à caça e destruição dos ambientes naturais do felino, restaram apenas 15 indivíduos em todo o Chaco argentino.

Ao todo, oito onças-pintadas já foram soltas na região. Embora algumas delas tenham nascido em cativeiro, o grupo já exibe comportamentos típicos de animais silvestres, afirmou a fundação. Elas já não associam humanos à oferta de alimentos, caçam para se alimentar e já estabeleceram territórios que se sobrepõem em maior ou menor grau entre si.

Onças em perigo

Maior felino das Américas, a onça-pintada é considerada um dos mamíferos mais ameaçados da Argentina, com população estimada em 200 indivíduos. A espécie de hábitos solitários vive em áreas bem preservadas, com disponibilidade de alimentos e abundância de água.

Como ambientes assim se tornaram raros devido à ação humana, as onças têm cada vez menos espaço para viver. A espécie já é considerada regionalmente extinta nos Estados Unidos (desde o século XX), na Guatemala e no Uruguai.

No Brasil, ocorria em todas as regiões, mas atualmente está restrita à região Norte, até o leste do Maranhão, partes do Brasil Central e a algumas áreas isoladas das regiões Sul e Sudeste, distribuídas em: Amazônica, Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica e Pantanal.

Saiba mais sobre a espécie.