Notícias

Prédios espelhados: os predadores invisíveis de aves

Prédios espelhados: os predadores invisíveis de aves

Prédios espelhados e vidraças, cada vez mais comuns nos centros urbanos, já são a segunda maior causa da mortalidade de aves no mundo. Em Nova York, entre 90 mil e 230 mil pássaros caem nas ruas todos os anos após colidirem com paredes de vidro.

A estimativa da ONG conservacionista NYC Audubon, mostra que o problema é bem maior do que se imagina. Nova York está na rota de migração de diversas espécies de aves. As superfícies espelhadas, somadas à iluminação artificial, desnorteiam esses viajantes noturnos.

Segundo a organização, arranha-céus iluminados e pontos de luz atraem principalmente pássaros canoros, que migram à noite. Como se orientam pelas estrelas, as luzes artificiais os confundem, fazendo com que colidam com os edifícios ou se percam num ambiente desconhecido.

O Brasil não tem política de proteção à fauna e o problema nem é considerado pelos órgãos ambientais. Edifícios e residências são autorizados pelos municípios de forma geral, o que aponta para mais descaso, pois com raras exceções, prefeitos enxergam proteção do meio ambiente como entrave ao que entendem como desenvolvimento.

Sabe-se porém que o morticínio de aves por colisão com vidros é muito grande, principalmente para espécies que se adaptaram ao ambiente urbano como alternativa à destruição de seus habitats. “É preciso que se torne obrigatório por lei, medidas para evitar as colisões. Mas até o momento, a fauna silvestre no Brasil não existe para os governos”, diz Dalce Ricas, superintendente da Amda.

Para diminuir as colisões, a cidade de Nova York adotou novas medidas em janeiro, como exigir que edifícios públicos desliguem as luzes durante a noite nos períodos de migração. Veja algumas dicas da ONG Save Brasil para evitar choques de aves contra superfícies de vidro:

  • Evite chapas espelhadas, que são reflexivas, e totalmente transparentes. Opte por modelos que têm algum tipo de textura ou linhas serigrafadas, ou então cole adesivos na superfície.
  • Floreiras nas janelas também são boas opções. Ao atrair os pássaros, interrompem o voo direto nas vidraças.
  • Cortinas e persianas dão cor às chapas de vidro, tornando-as opacas e mais visíveis às aves.
  • Uma forma prática e decorativa de se evitar esses acidentes é afixar, nas vidraças, padrões ou desenhos que estejam a uma distância de cinco a dez centímetros para impedir que as aves se choquem com o vidro, pois assim vão enxergar a decoração.