Notícias

Brasil bate recorde na reciclagem de latinhas

Brasil bate recorde na reciclagem de latinhas

O Brasil se tornou um dos campeões em reciclagem de alumínio ao reciclar 98,7% das latas consumidas no ano passado. O número representa um crescimento de 1,4% em relação a 2020. De acordo com Associação Brasileira do Alumínio (Abal), o país é um grande reciclador deste tipo de material e há mais de 10 anos recicla mais de 96% de suas latas de alumínio.

Segundo dados da Abal e da Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio (Abralatas), das 33,4 bilhões de latas para consumo de bebidas comercializadas no país em 2021, 33 bilhões foram recicladas. Esse é o maior índice brasileiro de reciclagem desde 1990.

A presidente-executiva da Abal, Janaina Donas, aponta que “há mais de dez anos o índice de reciclagem de latas de alumínio se encontra em patamares superiores a 96%. O Brasil é benchmark no setor para o mundo, graças aos esforços e investimentos da indústria do alumínio na modernização do setor e na ampliação dos centros de coleta e reciclagem”.

Mesmo com a pandemia, o setor de alumínios continuou operando com eficiência, e permaneceu entregando resultados e gerando valor ambiental, econômico e social. Com a mudança de comportamento causada durante esse período, o consumo de bebidas em latas aumentou, tornando o Brasil o terceiro país com o maior mercado de latas de alumínio.

“A reciclagem da lata é uma referência de economia circular no Brasil e no mundo, com a reciclagem infinita da embalagem. Esse contexto todo que estamos vivendo nos mostra que construímos um sistema de logística reversa voltado para as latas de alumínio sólido e eficaz. Em cerca de 60 dias, uma latinha pode ser comprada, usada, coletada, reciclada, virar latinha de novo e voltar ao supermercado”, explicou Renato Paquet, secretário-executivo da Recicla Latas.