Array
Notícias

Incêndios florestais causam um terço da perda global de florestas

Array
Incêndios florestais causam um terço da perda global de florestas
Mapa de perda de floresta global devido ao fogo em toda a extensão. Créditos: Hansen. Disponível em https://glad.umd.edu/dataset/Fire_GFL/

A perda florestal provocada pelo fogo está aumentando cada vez mais, principalmente em florestas tropicais na África e América Latina. É o que indica o primeiro mapa global sobre a perda de florestas e incêndios florestais, realizado com imagens de satélite de alta resolução. A pesquisa, publicada na revista Frontiers in Remote Sensing, aponta que um terço da perda global de florestas entre 2001 e 2019 foi causada pelo fogo.

Com o aumento das temperaturas globais e secas mais prolongadas, os incêndios têm sido um problema no mundo todo. Nos últimos anos, eventos catastróficos atingiram a Austrália, Califórnia (EUA) e Brasil. No entanto, ainda faltam dados consistentes sobre o número e intensidade desses eventos.

Segundo a pesquisadora Alexandra Tyukavina, da Universidade Maryland, no caso dos incêndios que atingiram a Amazônia em 2019, não havia informações claras sobre o que exatamente estava queimando: florestas ou áreas convertidas em pastagens e lavouras. Embora se assemelhem em proporção e devastação, os incêndios possuem causas distintas em cada localidade.

Resultados

Para um mapeamento preciso, os pesquisadores diferenciam a perda florestal ocasionada pelo fogo e outros fatores, como agricultura, inundações e furacões. A perda foi definida como a remoção da vegetação lenhosa acima de 5 metros de altura. Tyukavina conta que, assim que produziram o mapa, ele passou a ser atualizado anualmente desde 2013.

Foi então que os cientistas identificaram o aumento de 29%, entre 2001 e 2019, na perda florestal devido aos incêndios. O índice aumentou no mundo todo, com as maiores perdas concentradas nas florestas boreais (69%-73%), seguidas por florestas subtropicais (19%-22%), florestas temperadas (17%-21%) e florestas tropicais (6%-9%).

“Distinguir o fogo de outros fatores diretos de perda de floresta, particularmente do desmatamento para produção de commodities, é essencial para moldar políticas locais e nacionais de uso da terra e intervenções locais, e informar acordos climáticos internacionais, esforços de conservação e de desmatamento zero”, apontaram os autores do estudo.