Notícias

Nota de pesar pelo falecimento do biólogo Luiz Paulo Pinto

Nota de pesar pelo falecimento do biólogo Luiz Paulo Pinto
Luiz Paulo durante evento da Amda. Crédito: Marina Bhering/ Amda

Com enorme pesar a Amda recebeu a notícia do falecimento do biólogo Luiz Paulo Pinto no último domingo (13/3), que lutava bravamente contra um câncer no cérebro nos últimos dois anos. Figura importante no movimento ambientalista, Luiz foi pioneiro na defesa da Mata Atlântica e um dos fundadores do Diálogo Florestal no Brasil, articulação entre empresas florestais, sociedade civil e instituições de pesquisa.

Luiz fez parte do Conselho Consultivo da Amda e atuou lado a lado com a instituição para formar o Fórum Florestal em Minas Gerais. Mestre em ecologia, conservação e manejo de vida silvestre pela Universidade Federal de Minas Gerais, o biólogo dedicou-se mais de 30 anos à defesa do meio ambiente, trabalhando pela proteção de espécies ameaçadas de extinção, criação e implementação de unidades de conservação e formação de parcerias multissetoriais para a conservação da biodiversidade e desenvolvimento sustentável.

“LP era um grande analista e estrategista da causa ambiental. LP não fugia de conflitos, mas buscava sempre o diálogo com base em conhecimento técnico, que tinha de sobra. Sua participação no conselho da Amda ficará para sempre em nossa história”, disse Dalce Ricas, superintendente executiva da Amda.