Array
Notícias

Nasce filhote de onça símbolo da destruição no Pantanal

Array
Nasce filhote de onça símbolo da destruição no Pantanal
Amanaci protegendo seu filhote. Crédito: Divulgação/ Instituto Nex

Os incêndios que assolaram o Pantanal em 2020 mataram pelo menos 17 milhões de animais vertebrados e outros milhares ficaram feridos. Amanaci é uma das onças que só sobreviveu graças ao trabalho de socorristas e voluntários, que a resgataram das chamas em estado grave. Na semana passada, seus cuidadores comemoraram mais uma vitória: o nascimento dos filhotes de Amanaci.

Amanaci se tornou símbolo da destruição no Pantanal, junto de outras onças resgatadas. Encontrada escondida em um galinheiro em Poconé, no Mato Grosso, ela foi encaminhada ao Instituto Nex, ONG que atua na preservação de grandes felinos.

Sob os cuidados da instituição, ela passou por um tratamento com células-tronco para acelerar a cicatrização de suas patas, que sofreram danos permanentes devido ao fogo. Após mais de 70 dias de tratamento, ela foi transferida para um recinto gramado dentro do Instituto Nex, em Goiás.

As queimaduras que sofreu nos tendões, utilizados pelo animal para expor e usar as garras, impossibilitam a caça, escalada e sobrevivência na natureza, por isso Amanaci permanece em cativeiro. Em dezembro ela ganhou um companheiro, o macho Guarani, e logo ficou grávida.

Amanaci deu à luz a dois filhotes. Um deles nasceu com malformação e infelizmente não sobreviveu, mas o outro aparenta estar saudável. Em breve, ele deve ser solto na natureza para ocupar o lugar que era da mãe. Em suas redes sociais, o Instituto Nex comemorou o nascimento.

“Nasceu mais um pingo de esperança aqui no NEX! Amanaci virou mamãe!… Enquanto houver vida, haverá esperança!”, celebrou a organização.

Notícias relacionadas:

Pantanal sofre com a pior seca em meio século
Pantanal: queimadas batem recorde dos últimos 22 anos