Array
Notícias

Deputados aprovam criação do Monumento Natural Serra da Maria Comprida

Array
Deputados aprovam criação do Monumento Natural Serra da Maria Comprida
Monumento protege cadeia montanhosa em Petrópolis (RJ). /Crédito: Hugo de Castro

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, no último dia 24, a criação de nova unidade de conservação que protegerá 7,8 mil hectares em Petrópolis, na região Serrana do Rio. O Projeto de Lei 3.209/20, que prevê a criação do Monumento Natural Serra da Maria Comprida, segue para análise do governador Cláudio Castro, que tem até 15 dias úteis para sancionar ou vetar a proposta.

A criação do Monumento atende à demanda de ambientalistas, moradores e montanhistas, que pedem a preservação dos sítios geológicos, costões rochosos e nascentes, bem como promoção do turismo sustentável no local. A região abriga, pelo menos, 22 montanhas. A mais alta é a Pedra da Maria Comprida, com 1.926 metros de altitude.

Com a delimitação do Monumento, ficarão protegidos os picos, montanhas, afloramentos rochosos, córregos, cachoeiras, campos de altitude e remanescentes de Mata Atlântica presentes na Serra das Araras, onde a unidade será instituída.

“Com sub-formações vegetais importantes, o monumento abrangerá áreas relevante para a conservação de espécies da fauna e flora, sendo muito delas raras e endêmicas”, justificou o autor do projeto, deputado Carlos Minc (PSB).

Minc destaca que, além de proteger a biodiversidade local, a proposta tem como objetivo prevenir possíveis tragédias. As fortes chuvas que atingiram a região nas últimas semanas, causando enchentes e deslizamentos de terra, provocaram centenas de mortes. O desastre é atribuído principalmente à ocupação desordenada, à destruição da vegetação nativa e às mudanças climáticas.

“Estamos falando de vegetação, de fauna, de água e de monumentos de uma beleza cênica indescritível. Agora, essa proteção ganha outra dimensão: a prevenção das encostas de Petrópolis, impedindo o desmatamento e a favelização em áreas íngremes da cidade”, afirmou o deputado.

Notícias relacionadas:

Serra da Mantiqueira ganha nova unidade de conservação

Criação de unidades de conservação auxilia na proteção de aves ameaçadas de extinção

BH ganha sua 76º unidade de conservação