Array
Notícias

Último golfinho do rio Mekong, no Camboja, morre enrolado em rede de pesca

Array
Último golfinho do rio Mekong, no Camboja, morre enrolado em rede de pesca
Golfinho-de-irrawaddy / Crédito: World Wildlife Fund

O boto encontrado apenas no sul e sudeste da Ásia, conhecido como golfinho-de-Irrawaddy (Orcaella brevirostris), está provavelmente extinto em um dos únicos habitats da espécie: o rio Mekong, no noroeste do Camboja. Autoridades locais confirmaram a morte do último indivíduo existente na região, que perdeu sua cauda ao ser fisgado por uma rede de pesca.

O Departamento de Pesca e Conservação do Camboja lamentou a perda do mamífero, cujo corpo foi encontrado na província de Stung Treng. O último sobrevivente do rio Mekong era um macho de 25 anos, medindo 2,6 metros e pesando aproximadamente 110 quilos.

“Estamos profundamente tristes por perder o último golfinho na região de Cheuteal, adjacente à fronteira do Laos. Apesar de todos os esforços de conservação para salvar esta subpopulação transfronteiriça”, afirmou em nota.

Segundo o departamento, os golfinhos do rio Mekong ainda sofrem grande pressão de atividades humanas, mudança no fluxo de água do rio Mekong e mudanças climáticas, fazendo com que a população total tenha diminuído gradualmente e o último indivíduo tenha morrido no último dia 15 de fevereiro.

Com menos de 100 animais restantes na natureza, o golfinho de Irrawaddy é um mamífero raro encontrado apenas em áreas costeiras no sul e sudeste asiático e em três rios: Irrawaddy (Myanmar), Mahakam (em Bornéu, na Indonésia) e Mekong (Camboja). O primeiro censo da espécie, realizado em 1997, contabilizou 200 animais. Em 2020, esse número caiu para 89.

“Os números caíram nos últimos anos, devido a várias ameaças, incluindo a construção de barragens hidrelétricas, causando interrupções no fluxo do rio e redução da abundância de peixes, afogamento em redes de emalhe e o uso de práticas de pesca prejudiciais, como a elétrica e, ainda, a pesca excessiva”, ressaltou Lan Mercado, diretor do WWF Ásia-Pacífico.

Notícias relacionadas:

Botos rosa utilizam mais de 200 sons para se comunicar

Massacre causa morte de 1,4 mil golfinhos nas ilhas Feroe

Dos 10 rios mais ameaçados por hidrelétricas no mundo, dois estão no Brasil